Se você ouvir todos os propostos benefícios da drenagem linfática para a saúde, ela soará como a melhor coisa após a fonte da juventude. Ela dá à sua pele um brilho juvenil! Ela alivia a dor crônica! Reduz a ansiedade e o estresse! Ela pode lhe fazer emagrecer! Etc…
Existe alguma verdade nessas afirmações sobre os benefícios da drenagem linfática? Ou é apenas um monte de propaganda?
Em primeiro lugar, uma rápida lição de biologia. O sistema linfático é uma rede dentro de seu corpo que faz parte do sistema imunológico e tem seus próprios vasos sanguíneos e gânglios linfáticos. Muitos dos vasos linfáticos estão localizados logo abaixo da pele e contêm fluido linfático que circula por todo o seu corpo. Os linfonodos estão localizados em muitas partes de seu corpo – há aglomerações nas axilas, virilhas, pescoço e abdômen. O sistema linfático ajuda a equilibrar os níveis de fluido no corpo e protege o corpo contra bactérias e vírus.
O que faz a massagem linfática?
Quando seu sistema linfático não está funcionando corretamente devido ao tratamento do câncer ou outras doenças, pode ocorrer um inchaço chamado linfedema. A massagem linfática, também chamada drenagem linfática manual (DLM), permite que mais fluido flua através dos vasos linfáticos e reduz o inchaço. Este é conhecido como o principal benefício da drenagem linfática.
A massagem linfática é caracterizada por não ser realizada com a mesma pressão de uma massagem terapêutica como a massagem de tecidos profundos (Deep Tissue). A massagem linfática é uma técnica manual suave que estica suavemente a pele para ajudar a linfa a fluir”, diz Isabel Cristina B. Silva proprietária da Ishtar Massoterapia e Depilação empresa especializada em serviços de massagem em São Paulo .
“Algumas vezes os pacientes querem que façamos os movimentos com mais força, mas o principal objetivo desta massagem é ajudar a bombear o fluído linfático sob a camada de pele e assim potencializar os benefícios da drenagem linfática para o organismo”, diz Isabel.
Quem pode obter os benefícios da drenagem linfática?
Benefícios da drenagem linfática para pacientes oncológicos
Se você estiver em tratamento para o câncer, seu médico pode recomendar a drenagem linfática porque talvez seja necessário remover cirurgicamente alguns linfonodos como parte de seu tratamento. Além disso, a radiação pode danificar seus gânglios linfáticos.
A este respeito temos a fala da Dra. Aislinn Vaughn, presidente do comitê de membros da Associação Americana de Cirurgiões Torácicos e cirurgião torácico do SSM Medical Group em St. Louis, Missouri.
“Acabamos removendo linfonodos da axila ou da região axilar. Quando você interrompe esses canais linfáticos, pode ter acúmulo de fluido linfático no braço ou na mama.“
Outros tipos de cirurgia de câncer podem aumentar a probabilidade de desenvolver linfedema em outras partes do corpo. Por exemplo, você pode precisar de uma drenagem linfática facial para ajudar a fazer uma drenagem no rosto após uma cirurgia oncológica na cabeça ou pescoço. Uma massagem de linfedema também pode ajudar na drenagem linfática das pernas após uma cirurgia ginecológica. A drenagem linfática limpa a área de congestionamento e permite que o resto do corpo absorva o fluido.
Seu médico pode recomendar que você consulte um massoterapeuta especializado em drenagem linfática manual antes de uma cirurgia ou radioterapia. Isto porque problemas de absorção precoce no sistema de drenagem linfática podem tornar a condição mais controlável.
Com que frequência você precisa fazer uma drenagem linfática?
Se seu sistema linfático estiver comprometido, você deve consultar um massoterapeuta certificado para poder contar com os benefícios da drenagem linfática manual. O gerenciamento do linfedema é algo que você precisará fazer ao longo de sua vida, mas você pode aprender técnicas de massagem linfática que você pode fazer sozinho em casa, ou com a ajuda de seu parceiro ou membro da família.
A massagem linfática tem uma sequência – não é tão simples quanto massagear as áreas inchadas. Na verdade, você pode querer começar a massagem em outra parte do corpo para que possa retirar o fluido da área congestionada. Se seu sistema linfático estiver comprometido, é importante aprender como fazer drenagem linfática em casa, você também pode aprender a auto-massagem com um profissional treinado para encontrar a consistência que melhor o ajudará a drenar o excesso de fluído.
Lembre-se de que a drenagem linfática manual é apenas uma parte do plano de tratamento do linfedema. A compressão de pernas ou braços, exercícios, elevação, cuidados com a pele e controle da dieta e ingestão de líquidos também são cruciais.
Benefícios das massagens linfáticas para gestantes
Durante a gravidez, há muitas alterações hormonais, incluindo níveis aumentados de HCG (gonadotrofina coriônica humana); este é um hormônio à base de proteína, ele diz ao corpo da mulher que ela está grávida. HCG ajuda a manter a produção de hormônios importantes como progesterona, estrogênio e prolactina, que são essenciais para o desenvolvimento do embrião e do feto. No entanto, níveis elevados de hormônios podem causar diferentes alterações físicas e desconforto, alguns deles são:
- mudanças na permeabilidade vascular
- edema periférico
- podem aparecer varizes
- sensação de peso
- cólicas
- membros inchados
Pernas inchadas durante a gravidez
O útero da mulher em gestação está cheio de líquido e o peso do bebê faz pressão para baixo na pélvis e comprime os nervos, o sangue e os vasos linfáticos; tudo isso junto limita a quantidade de fluido linfático que pode retornar ao sangue. Além disso, a retenção de líquidos e sódio são outros fatores que produzem inflamação nos membros.
Um estudo realizado em São Paulo, encontrou benefícios da drenagem linfática manual após o terceiro mês de gravidez. Este procedimento ajudou a reduzir o inchaço nas pernas, eliminando algumas das queixas físicas.
Os benefícios da drenagem linfática para gestantes não param por aí, ela também ajuda a estimular o sistema imunológico, afastando os vírus do bebê. Reduz significativamente o edema, a retenção de água e o inchaço nos membros. Ele drena o excesso de fluido da região, fazendo você se sentir menos pesada e cansada e dando-lhe mais conforto.
Benefícios da drenagem linfática pós-operatória na recuperação pós-cirúrgica
O resultado final
A massagem linfática ou drenagem linfática manual demonstrou ser benéfica principalmente para pessoas que têm linfedema ou estão em risco de desenvolver linfedema. Ela também pode apresentar resultados muito positivos para pessoas que acabaram de passar por cirurgias estéticas e para melhorar os sintomas em mulheres gestantes. A drenagem linfática corporal ou drenagem facial também pode ajudar a melhorar a saúde geral de outras pessoas, mas estes benefícios ainda não são fortemente apoiados pela pesquisa.
Se você também deseja obter os benefícios da drenagem linfática, procure um massoterapeuta habilitado nesta técnica mais próximo de você. Caso esteja na cidade de São Paulo a Ishtar Massoterapia e Depilação pode ser uma ótima opção para a sua massagem. Atendemos atualmente na região do Ipiranga, Aclimação, Cambuci e Mooca.
Ishtar Massoterapia e Depilação
Cel. Diogo, 1047 – Ipiranga
São Paulo, SP Brasil
(11) 96450-2011
Obter rota: https://g.page/Ishtarmassoterapia?share
Excelente artigo!