Depilação com cera
jul 30, 2020
Posted by: Isabel Cristina

Tudo o que você precisa saber sobre depilação com cera

Se você está se preparando para a sua primeira depilação com cera, ou está procurando por dicas e truques para tornar sua próxima depilação com cera tão agradável quanto possível, nós temos tudo isto para você bem aqui neste post!

6 BENEFÍCIOS DA DEPILAÇÃO COM CERA

  1. SAÚDE DA PELE: A depilação com cera não apenas remove os pelos, mas é também uma esfoliação física que remove as células mortas da superfície da pele, deixando sua pele mais viva e radiante. Assim você recebe depilação e cuidados com a pele ao mesmo tempo.
  2. PELE MAIS LISA: Porque você está removendo o pelo da raiz e esfoliando a pele, depois de uma cera, você provavelmente descobrirá que sua pele ficará entre as coisas mais suaves de sua vida.
  3. RESULTADOS MAIS DURADOUROS: Como o pelinho está sendo removido pela raiz, levará muito mais tempo para voltar a crescer do que com a lâmina.
  4. DIMINUIÇÃO DOS PELOS: Depilar com cera afina e diminui os pelos. Os pelos são arrancados pela raiz e quando voltam a crescer após a depilação, ele fica mais fraco, tornando-o mais fino, mais macio e mais esparso a cada vez que a depilação é repetida. Vantajoso para as duas partes!
  5. IRRITAÇÃO MÍNIMA: Muitas pessoas acham que os métodos de depilação como lâmina e cremes para depilação irritam a pele. Já a depilação com cera raramente causa esse problema se for feito por um profissional habilitado.
  6. SEM CORTES E ARRANHÕES:  Com a depilação com cera você não corre o risco de se cortar com cortes que podem deixar marcas. Isto é especialmente significativo para aquelas peles sensíveis que ficam com manchas ao sinal do menor arranhão.
depilação-com-cera-no-ipiranga

DEPILAÇÃO COM CERA DÓI?

Ok, não estamos aqui para enganar ninguém. Apesar de a dor ser algo bastante relativo, podemos dizer que na primeira vez que você se depilar com cera pode doer um bocado, mas a boa notícia é que isto irá melhorando a cada vez que você repetir o procedimento, pois os pelinhos vão ficando mais finos e esparsos. Abaixo compartilhamos algumas dicas que podem ajudar você com isto.

 

Como reduzir a dor na depilação

  • Dessensibilize os nervos

    Antes da depilação, aplique  algo para dessensibilizar a pele, você pode usar pomadas como Dermomax, Lidopass ou outras genéricas da xilocaína. Estas pomadas custam a partir de R$8,00, mas você precisará da orientação do seu médico para saber se não tem alergia aos componentes da fórmula .

    Siga as instruções do fabricante para o tempo exato de espera e aplicação específica e verifique se não há contra-indicações. Caso esteja gestante ou amamentando não utilize estes produtos.

    Considere tomar um analgésico (não aspirina, ela dilui o sangue) cerca de 30 a 45 minutos antes da sua depilação. Isso é especialmente útil ao ser depilada na região do buço, peito, biquíni e áreas genitais, que estão no topo da lista como as áreas mais sensíveis.

  • Diminua a Acidez do Seu Corpo

    Fumar e consumir cafeína e álcool regularmente criam muito ácido no organismo. Você pode se beneficiar de tomar algo como um antiácido 20 minutos antes da depilação para reduzir a acidez e, portanto, reduzir a sensibilidade da pele.

  • Use um esfoliante corporal

    Enquanto a pele do rosto é geralmente esfoliada o suficiente para fins de depilação, o corpo muitas vezes precisa de uma ajuda extra. Um esfoliante corporal um pouco arenoso, mas suave ajudará a livrar as células mortas em torno de poros e folículos pilosos, proporcionando uma saída mais fácil.

  • Não use adstringentes ou tonificantes antes da depilação com cera

    Estes produtos comprimem os poros e podem levar a uma fixação mais firme no folículo piloso. Então espere até ter feito sua depilação, tonificantes podem ser muito bons para a pele, especialmente sem álcool, mas depois que o pelo foi removido ok?

  • Nunca use gelo antes da depilação com cera

    Você pode pensar que o gelo seria ótimo para anestesiar a pele e reduzir a dor da depilação.

    Só que não.

    Aplicar qualquer coisa fria na pele comprime os poros. É o mesmo princípio acima, queremos poros agradáveis ​​e relaxados, lembre que no frio tudo fica comprimido e encolhidinho. Não é o que desejamos.

  • Não consuma álcool

    Apesar de parecer uma boa ideia, um par de copos de vinho ou cerveja antes da depilação podem levar a pele a ficar mais sensível para a depilação. O álcool pode desidratar, criando retenção de líquidos e tornando a pele inchada. Este inchaço pode ser a razão por trás de desconforto extra.

    Depilação apenas algumas horas após o último copo de álcool para não sofrer desnecessariamente. Beba água para hidratar o corpo e a pele.

  • Não fique tensa

    Algumas pessoas prendem a respiração ou tensionam todo o corpo enquanto se depilam. Embora possa ser mais fácil dizer do que fazer, respire profundamente, uma pessoa relaxada vai lidar muito melhor com a dor.

  • Se possível procure um profissional

    Isso não significa qualquer pessoa que trabalhe com depilação, mas alguém que tenha uma boa experiência e manejo com a cera. Eles sabem qual a cera  mais adequada para o pelo, aplicarão a espessura certa e irão puxar o produto na direção correta e na velocidade correta. Isso é importante para qualquer depilação, mas mais crucial em depilações em partes mais íntimas e sensíveis.

  • A persistência compensa

    Uma vez que sua primeira depilação com cera tenha sido realizada, você perceberá que cada reserva fica mais  e mais fácil. Para manter a sua pele macia e suave e a próxima cera tão indolor quanto possível, recomendamos o uso de cera durante todo o ano.

  • Se você está muito preocupada com a dor pode não ser uma boa ideia fazer isto em casa

    Parece muito fácil quando os profissionais fazem sua mágica, eles apenas  colocam uma tira e arrancam. O que tem de especial nisto?

    Bom… você precisará de um pouco de sangue frio para fazer em si mesma. Além disso, pode ser bastante difícil fazer sozinha e doer mais do que o necessário se você não souber o que está fazendo.

DIFERENÇAS ENTRE A DEPILAÇÃO COM CERA E COM LÂMINA

depilação-cambuci

A cera proporciona resultados mais suaves e duradouros ao remover o pelo pela raiz, enquanto a lâmina corta o pelo logo abaixo da superfície da pele, causando uma sensação espinhosa dias após passar a lâmina. Como não é removido pela raiz ele irá crescer muito mais rápido.

A depilação com cera também é mais saudável porque proporciona uma esfoliação física, removendo as células superficiais sem vida. Em outras palavras, a depilação lhe dará uma pele mais bonita, por mais tempo e a mais suave experiência.

DIFERENÇAS ENTRE A DEPILAÇÃO COM CERA QUENTE E COM CERA FRIA

Cera quente

Boa para:

  • Axilas
  • Região Íntima
  • Pernas

A depilação a quente é preferida para estas partes do corpo porque remove os pelos grossos de forma mais eficaz.

Além disso, o aumento da temperatura abre os poros da pele, facilitando a remoção dos pelos mais resistentes. Isto ajuda o processo a ser menos doloroso do que com a cera fria.

Boa aderência a pelos grossos e firmes.

Menos irritação para peles sensíveis.

Cera fria

Boa para:

  • Pelos do braço
  • Sobrancelhas

A cera fria é mais eficaz em partes onde o pelo é mais fino.

Boa para quem vai tentar fazer em casa ou está viajando e precisa de uma solução prática.

Tiras de depilação a frio vêm em todas as formas e tamanhos, o que é muito útil para partes do corpo, como a região facial, em que certas tiras de tamanho podem ser mais úteis e mais fáceis do que a depilação a quente.

Como não chega a dilatar os poros, pode ser mais dolorida para os pelos mais grossos.

Como se preparar para a sua primeira depilação com cera quente

Relaxe

A dor que as vezes é associada à depilação é causada principalmente pela ansiedade e tensão que você sente enquanto está deitada na cama. Quanto mais relaxada você estiver, menos dolorosa será a experiência. Veja a sua depilação como um mimo que resulta em uma pele luxuosamente suave.

Prepare-se para a cera

Seus pelinhos devem ter no mínimo o comprimento aproximado de um grão de arroz, para permitir que a cera se agarre ao redor do pelo. Se é a sua primeira vez com cera quente, então recomendamos que você se abstenha de passar a lâmina pelo menos duas semanas antes da sua depilação com cera, se já faz esse tempo que você passou a lâmina pela última vez está ok. Após a sua primeira depilação com cera, recomenda-se que você repita o processo a cada três a quatro semanas. Então vá para casa e jogue suas navalhas para longe, porque você nunca terá que se barbear novamente.

Certifique-se de estar fazendo a depilação com um profissional de confiança

Por mais que possa ser difícil de acreditar, infelizmente ainda há muitos depiladores que trabalham com cera reciclada. Na verdade a cera reciclada nada mais é do que uma cera reutilizada. Alguns não reutilizam cera de depilações intimas, mas pegam o que sobrou de depilações de buço, braço e pernas; e fervem acreditando que eliminarão as bactérias. No entanto há inúmeras bactérias, fungos, vírus e micro-organismos que resistem a altas temperaturas. Na Ishtar Massoterapia, por exemplo, a cera e todos os materiais utilizados nas depilações são descartáveis. Prezamos pela higiene e segurança de nossas clientes em todos os nossos procedimentos.

8 PRINCIPAIS DICAS ANTES DA DEPILAÇÃO COM CERA

FAÇA

  1. Relaxe e respire. Quanto mais relaxada você estiver, melhor será a experiência de depilação.
  2. Informe sua depiladora sobre qualquer medicamento que esteja tomando, como antibióticos, Accutane ou cremes tópicos que possam não ser compatíveis com a depilação com cera.
  3. Use roupas leves, soltas e confortáveis, inclusive calcinhas, ​​para evitar irritações se for a primeira vez que você depila. Dê preferência ao algodão.
  4. Faça uma esfoliação no mínimo 5 dias antes da depilação. Isto irá ajudar a diminuir problemas com pelos encravados e facilitar a depilação.

NÃO FAÇA

  1. Consumir álcool ou quantidades significativas de cafeína antes da depilação com cera. Ambos podem causar a constrição dos poros, resultando em uma experiência mais desconfortável. Deixe a festa para depois.
  2. Usar cremes e óleos no dia da depilação irá dificultar a aderência da cera aos pelos.
  3. Bronzear a área que você pretende depilar de 24 a 48 horas antes da depilação com cera.
  4. Usar gelo antes da depilação vai fazer com que os poros se fechem mais em vez de se dilatar.

4 POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS DA DEPILAÇÃO COM CERA E COMO TRATÁ-LOS

depilação ishtar massoterapia

Vermelhidão

Isso desaparecerá com o tempo. Você pode ficar vermelha de alguns minutos a alguns dias, dependendo da sensibilidade da pele e da forma como sua pele lida com a cera. Um bom gel pós-depilatório aliviará a vermelhidão e irá recuperar sua pele mais rápido.

pelo-encravado-ishtarmassoterapia.com

Pelos Encravados

Para evitar os pelos encravados após a depilação você pode fazer uma esfoliação leve com bucha vegetal ou um esfoliante apropriado três dias após a depilação. Quando o pelo encrava, ele deve sair naturalmente, nunca esprema para não marcar a pele.

depilação-cambuci

Inchaço

Alguns inchaços são resultado de irritação pós-cera e desaparecem por conta própria dentro de algumas horas a alguns dias. Para ajudar a acalmar a sua pele, você também pode utilizar loções com extrato de hamamelis e gel pós-depilatório de Aloe vera ou Camomila.

Coceira-ishtarmassoterapia.com

Coceira

Sabemos que será tentador, mas tente muito, muito mesmo não coçar as áreas recém depiladas. Como a pele estará nova e sensível, você deve ter cuidado para não causar mais irritação ao coçar. Tente ajudar a acalmar a área usando um gel de aloe vera.

CUIDADOS APÓS A DEPILAÇÃO COM CERA

infografico cuidados apos depilacao

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE DEPILAÇÃO COM CERA

Quanto tempo dura uma depilação com cera?

Recomendamos a depilação com cera uma vez que os pelinhos tenham crescido a aproximadamente o comprimento de um grão de arroz. Normalmente, sua depilação irá durar de três a quatro semanas, mas a taxa de crescimento de cada um é diferente, então os resultados variam de pessoa para pessoa. Mas lembre-se, com os produtos certos, você pode ajudar sua pele a ficar mais lisa, por mais tempo. Basta perguntar à sua depiladora para apontar na direção certa.

 

Posso me depilar se estiver menstruada?

Claro, podemos absolutamente te depilar. Esteja ciente de que a área é geralmente mais sensível durante esse período, então você pode sentir mais desconforto do que o normal. Para concluir com êxito o serviço, você precisará usar um absorvente interno.

 

Posso me depilar se tiver uma queimadura de sol?

Não realizaremos serviços em pele queimada pelo sol ou pele irritada e não recomendamos que você tente fazer sozinha também. Acredite, você não gostaria que isso acontecesse. Quando sua pele estiver curada, você pode agendar uma depilação.

 

Posso me depilar se estiver tomando medicação?

Alguns medicamentos são potencialmente perigosos para a depilação com cera, como por exemplo o Accutane. Nós não vamos depilar você se você estiver usando Accutane ou tiver usado nos últimos 6 meses. Você precisará esperar o tratamento acabar e obter um atestado médico para receber os serviços. É muito importante que você informe nossa depiladora sobre quais medicamentos que você esteja tomando, para que possamos oferecer uma experiência segura de depilação.

 

É seguro fazer depilação com cera durante a gravidez?

Primeiro parabéns pela gestação! Segundo, sim, você ainda pode depilar. No entanto, você pode experimentar mais sensibilidade da pele devido às alterações hormonais que seu corpo está passando. Se escolher depilar conosco, faremos com que você fique o mais confortável possível durante o serviço. Recomendamos que você consulte o seu médico caso esteja nos últimos dois meses de gravidez.

 

Existe uma idade mínima para a depilação com cera?

Na Ishtar Massoterapia solicitamos que as menores de 16 anos estejam acompanhados de um dos responsáveis para a depilação. Cada local tem sua própria política de jovens visitantes quando se trata de fornecer serviços de depilação para menores de idade. Você terá que perguntar diretamente ao centro para saber qual é o limite de idade. (Ah, e apenas no caso de você estar se perguntando… não há limite de idade, também. Nós recebemos a todas!)

 

E se eu tiver piercings e tatuagens? Posso fazer uma depilação com cera?

Áreas de depilação com tatuagens não causarão nenhum problema à sua arte ou à sua pele. De fato, a depilação ajudará a iluminar sua tatuagem removendo as células mortas da superfície em cima dela. Recomendamos que você remova o seu piercing. Se você não conseguir remove-lo, a depiladora terá que dar a volta e pode restar alguns pelos que estão muito próximos.

 

Por quê restaram alguns pelinhos após a depilação com cera?

Se você acabou de se depilar e já está vendo alguns pelinhos despontarem no horizonte, saiba que nossos cabelos crescem em ciclos diferentes. É possível que os pelos logo abaixo da superfície da pele tenham brotado após a depilação com cera, resultando em uma sensação de barba por fazer.

Pelos secos ou quebradiços podem quebrar facilmente durante uma depilação com cera. Mas não se preocupe, apenas vá com o fluxo e permita que esses pelinhos cresçam para que possam ser removidos da próxima vez. Após três ou quatro depilações o crescimento de seus pelos estará uniformizado e isto não irá mais acontecer.

 

Posso passar hidratante depois de me depilar?

Aguarde 24 horas antes de passar seu hidratante preferido. Após a depilação iremos passar um gel com extratos de ervas que auxiliarão na recuperação da pele.

 

Depilação com cera deixa a pele flácida?

meme depilação com cera batman e robin

Na verdade a flacidez da pele é causada pela diminuição e enfraquecimento das fibras de colágeno. A depilação não tem ação tão profunda na pele. Isto não exime o depilador de usar o método correto, existe toda uma técnica a ser seguida para proteger a pele e puxar da maneira certa.

 

Depilar com cera mancha a pele?

Apenas se a cera estiver muito quente, a temperatura deve estar sempre abaixo de 36 graus. Além disso a exposição solar após a depilação deve ser evitada.

 

Depilar com cera pode causar varizes?

Não. A depilação com cera é superficial e não atinge microvasos e veias em regiões mais profundas da pele.

 

Áreas depiladas são mais higiênicas?

Quem inventou esta estória? A higiene depende de limpeza e não do número de pelos que você tem. A depilação é questão puramente estética. Se você gosta de ter seus pelinhos é lindo, se você prefere depilar estamos aqui para ajudá-la com isso.

Há ainda quem prefira apenas descolorir os pelinhos com um ótimo banho de lua e também fica muito legal.

 

Não depilar a região íntima causa odores desagradáveis?

Só se a higiene não estiver sendo feita da forma correta. Também é bom procurar um ginecologista, pois os odores podem estar sendo causados por alguma infecção vaginal e não necessariamente pelos pelinhos.

E você? Quais truques você usa para fazer sua depilação com cera? Compartilhe nos comentários?

5/5 - (15 {Votos})

About Author

Isabel Cristina

Isabel Cristina B. Silva é massoterapeuta e apaixonada por trabalhos de cura através das mãos. Possui uma visão holística sobre as doenças que podem afetar o corpo e os modos de trazê-lo ao equilíbrio novamente.

Post a Comment